Relatório do Mega Projeto 2016

SAIBA UM POUCO COMO FOI O MEGA PROJETO DA APEC PAIXÃO PELAS CRIANÇAS
SLOGAN: Ganhar crianças para
CRISTO é melhor do que ganhar medalha de ouro!
Realizado de 17 de julho a 08 de agosto de 2016
Este Projeto da APEC:
  • Antecedeu as OLIMPÍADAS 2016 no Rio de Janeiro.
  • Proporcionou aos participantes a alegria de que ganhar crianças 
    para CRISTO é melhor do que ganhar medalha de ouro!
  • Comemorou maravilhosamente os 75 ANOS DA APEC NO BRASIL!

O PROGRAMA DO PROJETO
O MEGA PROJETO consistiu na realização de:
  • Distribuição de Literatura e DVDs.
  • Treinamento para pais e professores.
  • Realização dos seguintes programas com crianças.
  1.  SOU DO TIME DE DEUS – Utilizando lição, versículo e cântico ilustrados no formato de bola de futebol.
  2. O AMIGO INCOMPARÁVEL – Utilizando lições bíblicas e missionárias, com versículos e cânticos ilustrados.
Estes programas foram desenvolvidos nas Escolas, Creches, ONGs, Igrejas (EBF, Escola Dominical, Culto etc.), Lares (Clube Bíblico) e ao Ar Livre (Evangelismo Pessoal, Evangelismo em locais públicos, Visitas nas casas etc.)
Cada participante esteve sempre equipado com muita literatura para deixar com crianças, adolescentes e adultos e também identificado com a camiseta do Mega Projeto e o boné Sou do Time de Deus.

O DIA-A-DIA DO PROJETO
Participaram 123 “missionários” representando os seguintes estados: AM (5), AP (1), BA (5), CE (5), DF (3), GO (6), MA (1), MG (3), PA (1), MT (2), PE (2), PR (6), RJ (15), SC (2),SP (53) e também os seguintes países: México (2), EUA (2), Argentina (4) e Bolívia (5).
Após o Treinamento ocorrido nos dias 17 a 21 de julho, no Centro de Convenções John Wesley, em Xerém, no município de Duque de Caxias-RJ, foram formadas 30 equipes, que foram encaminhadas para 30 cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalharam nos dias 21 a 28 de julho.
No dia 28 de julho, as equipes se deslocaram para a Região Metropolitana, e foram formadas 24 equipes que alcançaram mais 8 municípios, entre os dias 29 de julho a 04 de agosto.
No dia 05 de agosto, todos os participantes, acompanhados de muitos irmãos das igrejas com as quais estiveram trabalhando, participaram do ARRASTÃO EVANGELÍSTICO, na região do Estádio do Maracanã, onde aconteceu a abertura das OLIMPÍADAS.
O dia 06 de agosto foi dia de lazer e turismo na capital carioca. Dia de conhecer, entre outros lugares, a Floresta da Tijuca (a maior floresta urbana do mundo), a Orla Marítima (especialmente Barra da Tijuca e Copacabana) e desfrutar de um almoço especial. Foi maravilhoso este dia de descanso após 20 dias de atividades incessantes. E todos retornaram ao Centro de Convenções John Wesley para o encerramento do Mega Projeto.
No dia 07 de agosto, cada equipe fechou os seus relatórios, entregou os materiais que não foram utilizados e compartilhou suas experiências. No final de tudo, à noite, foi realizado um Culto Especial com a entrega dos Certificados a todos os participantes.
Finalmente, no dia 08 de agosto todos saíram para suas casas, cidades e países, com o coração grato e louvando ao Senhor pela bênção que foi o Mega Projeto PAIXÃO PELAS CRIANÇAS e convictos de que ganhar crianças para Cristo é muito melhor do que ganhar medalhas de ouro!

OS NÚMEROS DO PROJETO
  • 23 dias de Projeto - Treinamento - 1 Semana no Interior - 1 Semana no Grande Rio - 1 Dia de Arrastão Evangelístico na Abertura das Olimpíadas, no Maracanã.
  • 123 participantes "missionários", representando os seguintes estados: AM (5), AP (1), BA (5), CE (5), DF (3), GO (6), MA (1), MG (3), PA (1), MT (2), PE (2), PR (6), RJ (15), SC (2),SP (53) e também os seguintes países: México (2), EUA (2), Argentina (4) e Bolívia (5).
  • 38 municípios do Estado do Rio de Janeiro alcançados - 54 Igrejas receberam equipes durante uma semana.
  • 39.183 crianças alcançadas.  
  • 14.890 crianças receberam a Cristo como seu Senhor e Salvador (eis aí o que foi muito melhor do que ganhar medalhas de ouro!).
  • 69 Clubes Bíblicos realizados.
  • 126 escolas alcançadas.
  • 35 creches alcançadas.
  • 14 ONGs (Abrigos, APAE) alcançadas.
  • 62 programas realizados em igrejas.
  • 190 igrejas representadas nos Treinamentos e Palestras.
  • 1.265 professores e pais treinados.
  • 86.532 folhetos “Como está o teu coração” distribuídos.
  • 42.764 livretos “Conheça o Rei” distribuídos.
  • 44.000 Livros "Os amigos de Jesus" distribuídos.
  • 32.000 Livros "O Evangelho de Marcos" distribuídos.
  • 590 bolas de futebol com as cores do Evangelho distribuídas em Escolas, Creches, Comunidades, Ongs e Igrejas.
  • 92 Kits de literatura distribuídos às Igrejas.
  • 22.518 DVDs "A COROA ETERNA" distribuídos (Mensagem do evangelho e a vida de Cristo baseadas no livro de Lucas com áudio em 16 línguas: Alemão, Árabe, Chinês, Coreano, Espanhol, Francês, Grego, Híndi, Inglês, Italiano, Japonês, Persa, Português (Brasil), Português (Portugal), Russo e Suaíli).

EXPERIÊNCIAS NO MEGA PROJETO   
ARMAÇÃO DE BÚZIOS
Fanny estava em um canto preparando a lição, quando foi abordada por uma criança, a Jamile. Fanny aproveitou a oportunidade e apresentou a mensagem da salvação. Jamile, tendo plena convicção dos seus pecados, entregou sua vida a Jesus. Depois Fanny perguntou de quem ela era filha agora. A resposta foi pronta:
— Sou filha de Deus.
No final de um culto, a avó da Sofia, uma menina que participou do Clube Bíblico e foi aconselhada para salvação, comentou que Sofia lhe disse que seria missionária e não mais designer de moda, que era seu sonho.
Em um abrigo para crianças, a ministração foi na varanda. Uma das crianças, o Thales, não desceu para a varanda, pois manifestava tamanha vergonha de ser reconhecido como um menino de abrigo. Percebemos que seu coração estava muito ferido. Miriane e Érica foram até onde ele estava e ministraram, somente para ele, a mensagem da salvação e Thales recebeu a Jesus. Glória a Deus! Foi um momento de muita alegria.
ARRAIAL DO CABO
Aline abordou uma criança de 4 anos, a Sofia. Aline perguntou-lhe se ela gostava de ouvir histórias. Sofia afirmou que sim e, então, Aline perguntou a sua cor preferida, ao que ela respondeu: vermelha. A partir daí, Aline contou a história das cores. Sofia recebeu Jesus em seu coração.
Em seguida, uma garota de 10 anos, a Lavínia, chamou Aline dizendo que queria ganhar o livro “Amigos de Jesus”. Quando Aline perguntou:
— Como está seu coração?
— Cheio de pecados — foi a resposta.
Aline perguntou:
— E agora? O que você deve fazer?
 Ela disse:
— Quero orar para Jesus me limpar.
 Com isso, ela orou declarando que Cristo era seu Salvador.
BELFORD ROXO
Fomos realizar o Clube Bíblico. Gustavo veio conversar conosco querendo receber a Jesus como Salvador. Ele nos falou que via pessoas mortas e que tinha muito medo. Em Belford Roxo vimos muito terreiro de macumba, drogas, traficantes e sujeira. Depois de orarmos, li o Texto de Hebreus 13:5 para Gustavo, mostrando que Jesus nunca o deixaria e que se isso acontecesse de novo, ele clamasse por Jesus. Percebi que havia outro olhar e alegria em Gustavo. Nós o convidamos a voltar ao Clube.
Voltando para a casa onde estávamos hospedadas houve tiroteios e nossa amiga Rosana, que estava conosco, foi falando como devíamos agir. Enquanto caminhávamos apressadas, vimos uma criança de cinco anos na rua fingindo que estava atirando. Que tristeza! Só quando chegamos à igreja é que percebemos o grande livramento que o Senhor tinha nos dado. Aquele local é dominado por Satanás e ele certamente estva com ódio porque mais de 200 crianças estavam ouvindo sobre o verdadeiro Evangelho.
Graças a Deus pelo tempo naquela zona do perigo. No culto, muitas crianças vieram para a Igreja. No final falei que quem quisesse receber Jesus como Salvador que me procurasse. Depois do lanche vieram 9 crianças e foram aconselhadas pessoalmente.
Quando perguntei por que queriam receber a Jesus, as respostas foram diversas:
— Estou cansada de ver minha mãe bebendo.
— Não quero mais responder a minha mãe.
— Eu sou muito ruim e quero que Jesus mude minha vida.
— Na minha casa só tem brigas.
Foi de partir o coração! Que bênção poder compartilhar do amor de Deus naquele lugar, tanto nas escolas como nos lares. E ainda dar um treinamento para os professores e uma palestra para os pais.
Em outro dia, ouvimos tiros nos morros, mas ficamos tranquilas, crendo que Deus estava no controle. Na tarde seguinte, mandaram fechar o comércio. O chefe do tráfico disse que não era para tocar nos "amarelinhos" (que éramos nós, porque usávamos uma camisa da APEC). Ele disse que éramos do bem e que orávamos por eles.
ITABORAÍ
Em uma das ministrações da Lição Bíblica, duas crianças não queriam ouvir a respeito de Cristo, queriam ligar para o pai vir buscá-las. Uma das cooperadoras as acalmou e, então, ficaram até o fim da lição. Na hora do apelo, para surpresa de todos da equipe, elas aceitaram a Jesus como Salvador.
Depois da lição bíblica, um garoto disse que não queria receber a Cristo. Uma pessoa da equipe ministrou novamente o plano de salvação e, então, ele disse sim para Jesus. Ele confessou que não queria Jesus porque tinha vergonha de ser crente, pois seus colegas iam rir dele.
ITAOCARA
Depois de ministrar a um grupo de alunos adolescentes em uma escola, um deles se aproximou da equipe reunida e disse:
— Estou admirado pela disposição de vocês virem de longe para falar de Jesus. Obrigado.
O pastor da igreja que nos recebeu, estava conosco e ouviu o que este adolescente disse. Depois, em lágrimas, comentou que estava com vergonha, pois teve que vir alguém de fora para fazer o que ele e a igreja deveriam fazer no dia-a-dia.
No final, este pastor declarou que daria continuidade ao trabalho.
PARACAMBI
Tivemos uma experiência única. Num dos bairros o dono de um bar ofereceu o local para o trabalho de evangelização. Estavam ali 48 crianças e, dessas, 16 receberam Jesus.
Quando estávamos evangelizando em uma praça da cidade, de repente apareceram alguns policiais. Começaram a revistar as pessoas. Foi um momento tenso para nós, mas não esmorecemos, continuamos com o evangelismo.
PARATY
Um menino, sendo aconselhado após receber a Cristo, ao ouvir que Jesus não o deixaria jamais, falou bem admirado:
— Então, Jesus não vai sair mais do meu coração? Que legal!
Ouvi o depoimento de uma mãe:
— Meu filho chegou em casa falando tanto de Deus, que estranhei. Então perguntei o que teria acontecido na escola.
Ele, então, me respondeu:
— Hoje tinha umas pessoas na escola que falaram de Deus. Mãe, Deus nunca mentiu, nunca fez nada de errado. Ele é perfeito.
RESENDE
A equipe preparou o local e organizou tudo para receber as crianças no clube bíblico, porém não apareceu nenhuma criança. Então, fomos para as ruas próximas onde fizemos, mesmo na rua, dois clubes bíblicos. Muitas crianças receberam a Jesus como Salvador.
Saímos sempre pelas ruas para evangelização. Aonde chegávamos, juntávamos as crianças na calçada ou em uma casa da vizinhança e fazíamos o clube bíblico. Foram quatro Clubes Bíblicos e 19 crianças e 3 adultos receberam a Cristo Jesus.
SÃO PEDRO DA ALDEIA
Saímos para fazer o trabalho na ONG “Semente do Amanhã”, dirigida por pessoas ligadas ao Espiritismo.
Na saída, uma professora nos procurou para agradecer e disse:
— Vocês devem voltar mais vezes, essas crianças precisam saber de Deus.
VOLTA REDONDA
Durante um evangelismo de rua, a Ana Carolina (12 anos) foi abordada por Carol e Neyde, quando vendia bombons. Foi perguntada:
— Como está seu coração?
 Ela respondeu que seu coração estava “mais ou menos”. Foi exposto o plano de salvação, e então ela falou que já fazia parte de uma igreja.
Neyde perguntou se ela tinha algum sonho. Ela respondeu que queria uma casa própria.
— E uma família, perguntou Carol, você gostaria de ter uma família?
 Ela  respondeu prontamente:
— NÃO! Família não!
Carol e Neyde disseram-lhe que iriam orar pela sua vida.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
  • Ao CENTRO DE CONVENÇÕES JOHN WESLEY, da Igreja Metodista Wesleyana, onde a equipe esteve reunida no início e término do Mega Projeto.
  • Às 30 IGREJAS da 1ª FASE (no interior do Estado do Rio de Janeiro), que hospedaram as equipes e abriram portas para o ministério entre as crianças:
         1. Araruama -  IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS VITÓRIA EM CRISTO
         2. Armação de Búzios -  COMUNIDADE EVANGÉLICA CRISTÃ VIDA NOVA
         3. Arraial do Cabo - PRIMEIRA IGREJA BATISTA
         4. Barra do Piraí - 2ª IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
         5. Bom Jesus de Itabapoana - 2ª IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
         6. Cabo Frio - IGREJA METODISTA WESLEYANA CENTRAL
         7. Cachoeira de Macacu - CONGREGAÇÃO BATISTA DE JAPUÍBA
         8. Campos dos Goytacazes - IGREJA EVANGÉLICA MANANCIAL DE VIDA
         9. Cordeiro - 1ª IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO CORDEIRO
         10. Duas Barras - IGREJA BATISTA EM MONERAT
         11. Itaboraí - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE VENDA DAS PEDRAS
         12. Itaocara - IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
         13. Itaperuna - 1ª IGREJA BATISTA
         14. Macaé - IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
         15. Macuco - 1ª IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO CORDEIRO
         16. Paracambi - 1ª IGREJA BATISTA
         17. Paraty - IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO PARATY
         18. Piraí - CONGREGAÇÃO DA IGREJA CONGREGACIONAL DO ENCANTADO     EM CACARIA
         19. Porto Real - IGREJA PENIEL
         20. Quatis - IGREJA PENIEL
         21. Resende - IGREJA PENIEL
         22. Rio Bonito - IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
         23. Rio Claro - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE PASSA TRÊS
         24. São Pedro da Aldeia - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL
         25. São José do Vale do Rio Preto - IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS
         26. São Sebastião do Alto - 1ª IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS
         27. Silva Jardim - CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DO CAXITO
         28. Teresópolis - IGREJA BATISTA NA TIJUCA
         29. Valença - IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
         30. Volta Redonda - 2ª IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
  • Às 23 IGREJAS DA 2ª FASE  (Região Metropolitana), que hospedaram as equipes e abriram portas para o ministério com as crianças
         1. Belford Roxo - IGREJA BATISTA EM VILA PAULINE
         2. Duque de Caxias - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL EM JARDIM GRAMACHO
         3. Itaboraí - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE MANGUEIRA
         4. Itaguaí - 2ª IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL
         5. Niterói - 1ª IGREJA BATISTA
         6. Rio de Janeiro - IGREJA BATISTA - Abolição
         7. Rio de Janeiro - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL - Abolição
         8. Rio de Janeiro - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL KERIGMA - Bangu
         9. Rio de Janeiro - IGREJA BATISTA MEMORIAL - Campo Grande
         10. Rio de Janeiro - IGREJA BATISTA MONTE TABOR - Campo Grande
         11. Rio de Janeiro - IGREJA BATISTA NO JARDIM MAGARÇA - Campo Grande
         12. Rio de Janeiro - IGREJA APOSTÓLICA SHEKINAH - Complexo da Maré – hospedou 2 equipes
         13. Rio de Janeiro - 3ª IGREJA BATISTA - Realengo
         14. Rio de Janeiro - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL - Realengo
         15. Rio de Janeiro - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL - Santa Cruz
         16. Rio de Janeiro - IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - Sepetiba
         17. Rio de Janeiro - IGREJA BATISTA - Vila Jardim
         18. São Gonçalo - MINISTÉRIO GERAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS - Alcântara
         19. São Gonçalo - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL - Alcântara
         20. São Gonçalo - IGREJA DE NOVA VIDA - Alcântara
         21. São Gonçalo - IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL EM AMENDOEIRA -   Alcântara
         22. São Gonçalo - IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - Trindade
         23. São João do Meriti - 1ª IGREJA BATISTA
  • À IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA DO MARACANÃ, que deu todo o suporte necessário para o Arrastão Evangelístico, funcionando como Quartel General, no dia da Abertura das Olimpíadas.
  • À 1ª IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO, que foi o ponto de apoio para a saída dos ônibus no dia do turismo.
  • À MISSÃO EVANGÉLICA AMME EVANGELIZAR - Parceira no Mega Projeto, cooperando no treinamento das equipes e doando os livros "AMIGOS DE JESUS" e "EVANGELHO DE MARCOS".
  • Aos IRMÃOS e IGREJAS COREANAS - Parceiros no Mega Projeto com doação dos DVDs sobre a Vida de Cristo em 16 línguas.
  • Aos IRMÃOS e IGREJAS que cooperaram financeiramente para doação de KITS às Igrejas, BOLAS DE FUTEBOL, LITERATURA e ENVIO DE PARTICIPANTES.
  • Aos INTERCESSORES que sustentaram, com suas orações, cada uma das etapas deste Mega Projeto.
  • A TODOS OS PARTICIPANTES que dedicaram suas férias para servir ao Senhor como “missionários de curto prazo” durante os dias que antecederam as Olimpíadas no Rio de Janeiro.
  • A DEUS, a quem seja toda a honra e glória!

ASSUNTOS PARA LOUVOR, GRATIDÃO E PETIÇÃO DIANTE DE DEUS:
» Pelo precioso resultado alcançado com o Mega Projeto da APEC que antecedeu as Olimpíadas/2016 no Rio de Janeiro.
» Pelas Igrejas que hospedaram as equipes durante o Mega Projeto.
» Pelas 39.183 crianças alcançadas das quais 14.890 receberam a Cristo como seu Senhor e Salvador.
» Pela ampla distribuição de Literaturas e DVDs: que produzam fruto. A maioria dos DVDs foi entregue para turistas estrangeiros que foram abordados ao chegar para a abertura dos Jogos Olímpicos. O DVD tem áudio em 16 línguas. Que bênção!
» Que os KITs de literatura (lições, cânticos etc.) deixados com as Igrejas sejam utilizados e as crianças alcançadas continuem sendo alvo da ação evangelizadora e discipuladora das igrejas em cada uma das localidades onde o Mega Projeto foi realizado.
» Que os missionários da APEC no Rio de Janeiro tenham todo o sustento, saúde, sabedoria e santidade para atender aos desafios que surgirão em todas as regiões do Rio no tocante ao ministério entre as crianças:
  •  Ore pela Keltt Campos (responsável pela REGIÃO LESTE METROPOLITANO DO RIO DE JANEIRO, que inclui os municípios de: Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito e Tanguá). E-mail da Keltt: kelttcampos@gmail.com
  • Ore pelo casal Joelson e Renata Miranda (responsáveis por todos os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro). E-mail do Pr. Joelson: apec.rio@uol.com.br
» Que em todos os sentidos o nome do Senhor seja glorificado!
"Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória.
Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus;
confirma sobre nós as obras das nossas mãos,
sim, confirma a obra das nossas mãos."
Salmo 90.16, 17

 Ganhar crianças para CRISTO é melhor do que ganhar medalha de ouro

Comentários